top of page
  • Foto do escritorlidianemartins

Recebendo mercadorias em negócios de alimentação

Qual o procedimento correto para receber as mercadorias ?


Hoje , eu vou te ensinar os PROCEDIMENTOS CORRETOS para você saber como receber seus produtos, conferi-los corretamente, além de outras dicas de temperatura e armazenamento.


✴️Afinal, a recepção das matérias-primas é de EXTREMA IMPORTÂNCIA, pois é neste momento que, caso aconteça alguma não conformidade seja verificada, todo processo da escolha do fornecedor PRECISARÁ SER REVISTO.


💬As DICAS DE OURO que você deve considerar na recepção e, posteriormente no armazenamento dos seus produtos, assim que você recebe suas matérias primas, são:


💎Conferir a data da entrega, a quantidade e o padrão de qualidade das mercadorias

💎Estipular uma ordem de recebimento, como por exemplo:


1° Alimentos que devem ser mantidos sob refrigeração

2° Alimentos que devem ser mantidos em congelamento

3° Alimentos que possam permanecer em temperatura ambiente

4° Descartáveis


💎Verificar as embalagens primárias das matérias-primas e dos ingredientes que devem estar íntegras e com identificação visível

💎Observar se as embalagens contém todas as informações exigidas por lei (nome do produto, nome do fabricante, endereço, número de registro, prazo de validade etc...)

💎Observar a temperatura das matérias-primas e separar os ingredientes que necessitem de condições especiais de conservação

💎Observar a validade de TODOS os lotes das matérias-primas, bem como dos ingredientes ou das embalagens.

Aqui, uma vez que você encontre produtos reprovados ou com prazos de validade vencidos, você deve IMEDIATAMENTE DEVOLVER ao fornecedor.

Caso isso não seja possível, você então deve separá-los, identificá-los e armazená-los em outro local separados dos outros produtos que já estão ok.

💎Após as verificações anteriores, você deve armazenar as matérias-primas, os ingredientes e as embalagens em local limpo e organizado, de forma a garantir proteção contra contaminantes. Ainda tem dúvidas sobre recepção de insumos, então é só falar comigo.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page