top of page
  • Foto do escritorlidianemartins

O controle de Praga em Serviços de Alimentação




Todos nós temos pavor deles e eles são responsáveis pela contaminação e consequente transmissão de diversas doenças .

De acordo com a RDC 216/04 “o controle de pragas é um sistema que incorpora ações PREVENTIVAS E CORRETIVAS destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas que comprometam a qualidade higiênico-sanitária do alimento “

Para realizar o controle dessas pragas, realize as ações descritas abaixo. ✅Observe se existe sinais de presença de pragas e roedores no local (fezes espalhadas , alimentos roídos etc.). ✅Conserve a estrutura física (sem buracos nos pisos e nas paredes), mantenha as portas e os ralos fechados e janelas com telas milimetradas ✅Higienize corretamente o local (paredes, pisos e tetos) e evite o acúmulo de sujeira. ✅Realize o combate químico periódico (desinsetização e desratização) o mesmo deve sempre ser executado por empresa especializada, conforme legislação específica da sua região e com produtos desinfestantes regularizados pelo Ministério da Saúde. ✅Quando aplicável, os equipamentos e os utensílios, antes de serem reutilizados, devem ser higienizados para a remoção dos resíduos de produtos desinfestantes. ✅Utilize lixeiras e caçambas de lixo com tampa. ✅Mantenha o lixo coberto, retirando-o sempre que necessário das áreas de manipulação e estoque.

Autora: Lidiane Martins atua na área de Nutrição e Segurança de Alimentos há mais de 16 anos . Graduada em Nutrição (UFF), é Mestre em Educação Profissional em Saúde (FIOCRUZ) , possui MBA em Gestão da Qualidade e Segurança dos alimentos e especialização em Nutrição Biofuncional

Idealizadora e Fundadora da NUTRY UP atua como Consultora em Restaurantes e Indústrias de alimentos e como Professora em cursos de Gastronomia ( chef, cozinheiro e confeiteiro)e Técnico em nutrição.

Instagram @nutryup



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page